sábado, 19 de maio de 2012

Nota a comunidade!




Você já deve ter se perguntado...

Por que os professores da UNIPAMPA estão em greve?



A UNIPAMPA é resultado da reivindicação da comunidade da região, que encontrou apoio na política de expansão das instituições federais de educação superior promovida pelo governo federal. Um dos objetivos principais dessa política, que é dobrar o número de alunos nas universidades em dez anos, já vem sendo alcançado. Agora, imaginemos uma situação simples: uma família de 3 filhos resolve aumentar para 6 filhos. O que será necessário para que a qualidade de vida de todos seja mantida? Aumentar a casa? Aumentar a renda da família? Gastar mais com transporte, saúde, alimentação?

Agora voltemos para a Universidade: numa sala de aula onde havia antes 30 alunos, temos agora 60 alunos. Isso é excelente, porque agora mais pessoas têm acesso à educação superior, e é justamente essa a notícia que você escuta todos os dias nos jornais. Entretanto, há algo que talvez você não saiba: o aumento do número de professores não acompanhou o aumento do número de alunos, de maneira que o aluno que antes tinha seu aprendizado acompanhado de perto, hoje divide a atenção do professor em salas lotadas, e o professor, quando consegue, se divide em atividades de burocracia, ensino, pesquisa, extensão e atendimento ao aluno. Além disso, existe uma grande demora na execução de projetos de infra-estrutura, resultando em insuficiência de estrutura mínima necessária para formar o profissional de qualidade que o mercado precisa. Muitas soluções para essas falhas são encontradas na base do improviso e da boa vontade dos professores. Enfim, pensemos juntos: se a intenção do governo, com a expansão das Universidades, era melhorar a educação, como pode ter havido um corte de R$ 2 bilhões na educação nos últimos dois anos?  

Assim, nós, que assumimos a profissão de professores ansiosos por proporcionar uma educação de qualidade, transformadora e que promova o desenvolvimento de regiões historicamente “esquecidas” em nosso país, como é o caso da região do Pampa, nos vemos frustrados e revoltados com o descaso e desrespeito do governo federal para com alunos e professores.

Há quase DOIS ANOS (desde o segundo semestre de 2010), os professores das Universidades Federais vêm tentando negociar com o governo a questão do plano de carreira, de forma a garantir a manutenção da qualidade dos professores e permanência destes no serviço público. O prazo dessa negociação se esgotou em março deste ano, e NADA foi feito com relação ao assunto.

Como se não bastasse, o rendimento do professor de universidade pública federal não acompanha os acontecimentos econômicos do país. Quando a inflação aumenta, o que qualquer trabalhador espera? Aumento de salário. O salário mínimo, todo ano, sofre um reajuste, na tentativa de compensar a perda do poder aquisitivo resultante do aumento da inflação. Nos últimos 7 anos, enquanto o salário mínimo aumentou 82%, o salário do professor aumentou 45%. O que isso quer dizer? Isso significa PERDA salarial, ou, em melhor português: DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR.

Por esses motivos, juntamente com mais 39 Universidades Federais em todo o Brasil, a UNIPAMPA declara estar em GREVE por tempo indeterminado a partir de 17 de maio de 2012.

Este é um momento para que todos, professores, pais, alunos, a sociedade como um todo, pensem: qual a educação que queremos? Esta é uma luta dos professores em defesa de melhores condições de trabalho, da valorização da carreira docente e do caráter público, gratuito e de qualidade das universidades federais. Portanto, esta luta também é de toda a comunidade acadêmica e da sociedade itaquiense, pois todos nós desejamos qualidade de ensino para a população desta região.

Junte-se a nós.


Para quaisquer manifestações de apoio, críticas, sugestões ou esclarecimentos, pedimos que entre em contato conosco através do e-mail do Comando de Greve Itaqui: cgitaquiunipampa@gmail.com ou através do Facebook: http://on.fb.me/greveunipampa2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário